Sobre o Município

Faro (Pará)

Faro é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Baixo Amazonas. Localiza-se no norte brasileiro, a uma latitude 02º10’17” sul e longitude 56º44’42” oeste.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cultura

A cultura está presente em todos os cantos do concelho de Faro. Na praia e na ilha da Culatra com a apanha tradicional do marisco e do pescado, na confeção de pratos com ingredientes locais ou ainda nas festas religiosas que todos os anos juntam centenas de pessoas a seguir devotamente a Senhora dos Navegantes. Na cidade com a música, o teatro ou as artes numa programação que acontece em edifícios históricos ou em espaços de traça moderna. Nas aldeias da Conceição, de Estoi, Santa Bárbara ou Bordeira com a vida do campo que ainda se conserva, com o som do acordeão ou os ofícios tradicionais.

Tudo acontece com naturalidade e genuinidade. Tudo tem a sua explicação e as suas origens. Este é o código genético de uma população e de um território que respeita a sua memória, mas que se reinventa, que não fica cativa a um sentimento saudosista do passado, mas que arrisca na juventude das suas ideias e iniciativas, que tem um património histórico de civilizações antigas, mas que o reabilita e inova no seu uso.

Nesta variedade de expressões culturais que vai do litoral ao campo umas são mais conhecidas, outras mais mediáticas, outras mais tradicionais e outras que agora começam a dar os primeiros passos. Porque a cultura não vive só do passado, mas também do novo mundo tecnológico e global. Precisamos de expandir os horizontes daquilo que é feito no concelho e mostrar aqueles que são os seus principais atores.

Nesse capítulo o associativismo tem uma palavra forte a dar. Todos fazem parte da cultura de Faro e todos contribuem para que ela se mantenha viva, dinâmica e chegue mais longe. Quer os que aqui moram e são naturais, quer os que nos visitam e por aqui gostam de ficar. É uma responsabilidade que cabe a todos. Façamos pois da cultura deste concelho não só uma razão indiscutível de roteiro turístico, mas também de orgulho pelas raízes e identidade do território, conhecimento e criatividade.

Divisão Política

O município possui uma área de 11820,39 km². Sua população, de acordo com estimativas do IBGE, era de 7 168 habitantes em 2010.
Cidades vizinhas do município de Faro: Nhamundá (Amazonas), Terra Santa-Pará
O prefeito de Faro se chama PAULO VITOR MILEO GUERRAS CARVALHO.

Para todas as formalidades administrativas, você pode ir à prefeitura de Faro, na rua Dr. Dionisio Bentes, s/nº Centro.

Curiosidades

As principais atividades econômicas de Faro nos dias de hoje são o turismo, agropecuária e o comércio.

Dados do município/localização

Fundação: 21/12/1768
Emancipação Política: 27 Dezembro
Gentílico: farense
Unidade Federativa: Pará
Mesorregião: Baixo Amazonas
Microrregião: Óbidos
Distância para a capital: 9.187.164,00

Dados de características geográficas

Área: 11.766.496,00
População estimada: 7168
Densidade: 61,00
Altitude: 31
Clima: Equatorial Am
Fuso Horário: UTC-3

Brasão

Bandeira

Acessibilidade